testes rápidos para triagem e diagnóstico da dengue: família Dengue Check

Conheça e entenda como funcionam os testes rápidos para a Dengue

A dengue é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Trata-se de uma doença endêmica em muitos países tropicais, inclusive o Brasil. Sua alta ocorrência constitui um problema de saúde pública, pois seus sintomas podem variar de leve a grave.

Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, náusea, vômito, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Se não for tratada adequadamente, a dengue pode levar a complicações, incluindo choque, hemorragia grave e morte.

O tempo de incubação do vírus da dengue pode variar entre 3 e 14 dias, com a maioria dos casos apresentando sintomas entre 4 e 7 dias. Para detecção rápida, recomenda-se a realização da triagem com os testes laboratoriais da família Dengue Check, capaz de detectar os quatro sorotipos conhecidos da dengue.

Na fase aguda da infecção primária, a detecção da glicoproteína NS1 – essencial à replicação do vírus – pode ser superior 90% com o Dengue Check NS1. O teste possui sensibilidade de 92,8% e especificidade de 98,4%.

A partir da infecção secundária, se infectado por sorotipos diferentes, há maior probabilidade de ocorrer formas mais graves da doença, como a dengue hemorrágica ou a síndrome de choque da dengue.

Entre o quarto e o sexto dia de infecção, surgem os anticorpos IgM, seguidos pelos anticorpos IgG alguns dias depois. Esses anticorpos aparecem em todas as infecções, tendo o IgM níveis maiores na infecção primária, se comparado aos seus níveis em infecções subsequentes. Isso porque é o primeiro tipo de anticorpo liberado pelo organismo, ativando o sistema imunológico.

Os níveis de IgG aparecem cerca de duas semanas após a infecção e permanecem por toda a vida. Em caso de novas infecções, seus níveis aumentam de 1 a 2 dias após o início dos sintomas.

Publicidade

Para detectar os níveis desses anticorpos, recomenda-se realizar um teste de triagem laboratorial com o Dengue Check IgG/IgM, capaz de identificar os anticorpos IgG e IgM em 15 minutos. O teste possui sensibilidade de 98,9% para IgG e de 97,1% para IgM, além de especificidade de 97,3% para IgG e 97,1% para IgM, com Intervalo de Confiança de 95%.

Para triagem completa do antígeno NS1 e dos anticorpos IgG e IgM, recomenda-se o uso do Dengue Combo Check NS1/IgG/IgM em amostras de soro, plasma ou sangue, com alta precisão.

Os testes Dengue Check são uma ferramenta de triagem diagnóstica para rápida detecção de anticorpos contra o vírus da dengue o sangue humano. Eles são uma opção prática e confiável para o diagnóstico rápido e precoce da doença, permitindo o início do tratamento imediato e, consequentemente, reduzindo o risco de complicações graves.